Uma carta de Baal Shem Tov

Ao meu amado cunhado, meu amigo que é querido a mim como meu próprio coração e alma, o exaltado rabino e Chassid, famoso por sua erudição em Torá e temor ao Céu, nosso mestre, rabino Avraham Gershon, que sua luz brilhe. Paz para ele e sua família, sua modesta esposa, Bluma, juntamente com todos os seus filhos; que sejam abençoados com a vida, amém, sela.

Recebi a carta escrita por sua mão sagrada, que você enviou por meio do emissário de Jerusalém, na feira de Luka no ano de 5510 (1750 EC). Foi escrito com extrema brevidade, explicando que você já tinha escrito longamente para cada um de nós individualmente e tinha enviado essas cartas por meio de um certo homem a caminho do Egito. No entanto, as cartas nunca chegaram, e eu estava profundamente triste por nunca ter visto o trabalho de sua mão santa que foi escrito com mais detalhes. Com certeza isso se deve ao estado calamitoso das muitas terras em que a peste se espalhou por causa de nossas muitas transgressões. Não muito longe da nossa região a peste atingiu a santa comunidade de Mohilev, bem como a Valáquia e a Turquia.

[Sua carta] também afirma que os ensinamentos da Torá e revelações místicas que enviei através do rabino e pregador da santa comunidade de Polonoye não chegaram até você; isso, também, me causou grande angústia. Certamente teria lhe dado grande alegria se eles tivessem chegado até você. Desde então esqueci muitos [desses ensinamentos]. No entanto, os poucos detalhes de que ainda me lembro escreverei para você em breve.

Em Rosh Hashaná do ano 5507 (1746 EC), fiz um juramento [kabalista] e elevei a minha alma à maneira conhecida por você. Eu vi coisas maravilhosas em uma visão, que eu nunca tinha testemunhado desde o dia em que minha mente começou a despertar. As coisas que eu vi e aprendi quando subi lá seria impossível comunicar, mesmo se eu pudesse falar com você pessoalmente. Quando retornei ao Jardim do Éden inferior, vi muitas almas, vivas e mortas, algumas conhecidas por mim e outras desconhecidas - seu número estava além da conta. Elas estavam correndo para lá e para cá em ordem a fim de ascender de um mundo a outro através da Coluna conhecida por aqueles iniciados nos Mistérios. Sua alegria era muito grande para a boca expressar ou o ouvido físico ouvir. Também, muitos malfeitores estavam se arrependendo, e seus pecados estavam sendo perdoados, já que era um momento especial de benevolência Divina. Até para mim, foi surpreendente quantos deles foram aceitos como penitentes, vários dos quais você também conhece. Havia grande alegria entre eles, também, e eles se elevaram da mesma maneira.

Juntos eles imploraram e imploraram incessantemente, "Por causa da glória de sua Torá, D’us lhe concedeu uma medida adicional de entendimento para alcançar e conhecer esses assuntos. Ascenda conosco assim você pode ser nossa ajuda e apoio."

Por causa da grande alegria que vi entre eles, concordei em ascender com eles... E eu supliquei a meu mestre (Achiyah HaShiloni) que me acompanhasse, pois a ascensão aos Mundos Superiores é repleta de perigo. Desde o dia do meu nascimento até agora, nunca experimentei uma elevação como essa.

Subi de nível em nível até que entrei no Palácio de Mashiach, onde Mashiach estuda com os Tanaim e Tzadikim, bem como com os Sete Pastores. Lá eu encontrei regozijo extremamente grande, mas eu não sabia a causa desse deleite. A princípio, eu pensei que poderia ser devido a eu ter partido do mundo físico, D’us o proíba. Mais tarde eles me disseram que eu ainda não tinha morrido, pois eles têm grande prazer no alto quando eu efetuo unificações místicas no mundo abaixo através de sua santa Torá. No entanto, até hoje, a natureza de sua alegria permanece desconhecida para mim.

Perguntei a Mashiach, "Quando você virá, mestre?" E ele respondeu, "Por isso você saberá: será um tempo em que seus ensinamentos se tornaram divulgados e revelados ao mundo, e suas fontes transbordaram além das fronteiras. [Será quando] o que eu lhe ensinei - e o que você compreendeu com seus próprios esforços - tornar-se conhecido, de modo que outros, também, serão capazes de realizar unificações místicas e elevações da alma como você. Então todas as ‘klipots’ malignas serão destruídas, e será um tempo de graça e salvação."

Fiquei espantado com isso e muito preocupado, já que muito tempo deveria passar para isso ser possível. Mas enquanto eu estava lá aprendi três segulot e três Nomes Sagrados que são fáceis de aprender e explicar. Minha mente ficou então tranquila, e eu pensei que com esses ensinamentos as pessoas da minha própria geração poderiam atingir o mesmo nível espiritual e estado que eu. Eles seriam capazes de elevar suas almas e aprender e compreender como eu. No entanto, não me foi concedida permissão para revelar isso durante minha vida. Eu implorei para o seu bem para ser autorizado a ensiná-lo, mas a permissão foi negada a mim completamente e fiz um juramento neste sentido.

Ainda assim isso posso lhe dizer, e que D’us o ajude, para que o seu caminho possa ser agradável ao Senhor, e para que você não se desvie (particularmente na Terra Santa). Sempre que você orar ou estudar - e a

cada pronunciamento de seus lábios - intencione trazer a unificação de um Nome Divino. Pois cada letra contém mundos e almas e Divindade, e elas ascendem e se combinam e se unem umas às outras. Então as letras se combinam e se unem para formar uma palavra, e elas são realmente unificadas com a essência Divina - e em todos esses aspectos, sua alma está ligada a elas. Todos [os mundos se tornam unificados como um, e eles ascendem e trazem grande alegria e prazer sem medida. Considere a alegria de um noivo e uma noiva neste mundo humilde e físico, e você vai compreender o quanto maior é a alegria em um nível espiritual tão elevado.

D’us certamente vai ajudá-lo. Aonde quer que você se vire, você terá sucesso e se tornará iluminado. "Dê sabedoria ao sábio, e ele se tornará ainda mais sábio." Por favor ore por mim, que eu possa ser privilegiado a morar na terra de D’us durante minha vida; e ore pelo restante do nosso povo que ainda permanece na Diáspora.

Estas são as palavras de seu cunhado que anseia vê-lo cara a cara, que ora para que a extensão de dias seja permitida a você e sua esposa e filhos, e que deseja paz “todos os seus dias - incluindo as noites, por muitos bons anos, amém, sela.

Israel Baal Shem Tov da Santa Comunidade de Mezibush

Comentários